Make your own free website on Tripod.com
V Copa do Mundo da FIFA - 1954
Obdulio Varela
Home

varela.jpg

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Obdulio_Jacinto_Varela

Obdulio Jacinto Muiños Varela (20 de Setembro de 1917 — 2 de Agosto de 1996) era um futbolista uruguaio. Foi capitão da Seleção Uruguaia que venceu a Copa de 1950 depois de vencer o Brasil no jogo decisivo da fase final que ficou conhecido como Maracanazzo

Foi apelidado de "El Negro Jefe" (o Chefe Negro), dada sua cor de pele escura e sua influência em campo, especialmente depois da vitória inesperada sobre o Brasil. As pessoas diziam que Varela era um dos mais refinados centroavantes, um meio-campista excepcionalmente hábil tanto na defesa quanto na agilidade em marcar gols.

Varela, nascido em Paysandú, surgiu como meio-campo profissional jogando pelo Deportivo Juventud, clube que o contratou em 1936. Ele estreou na primeira divisão uruguaia pelo Montevideo Wanderers in 1938.

Em 1943, ele se transfere para o Peñarol, clube pelo qual jogou até se aposentar em 1955.

A carreira internacional de Obdulio Varela começou com uma vitória por 3 a 2 frente ao Chile na Copa América de 1939 em Lima, Peru. Varela entrou no jogo como substituto.

Ele jogou 45 partidas internacionais pelo Uruguai de 1939 à 1954, e marcou 9 gols.

Seu último jogo foi em 19 de Junho de 1955 Peñarol contra América. Varela, um dos técnicos do time junto com Roque Maspoli, saiu do banco para o segundo tempo mas quando viu que não podia continuar, ele decidiu encerrar a carreira.

Varela morreu em Montevidéu, no dia 2 de Agosto de 1996 aos 78 anos.

Volta à página principal